Eu voltava da escola quando me deparei com ela, enorme, bem em frente à minha casa.
Uma placa. Um letreiro, gigante, quase um outdoor.
Isso foi há 25 anos, mas lembro perfeitamente todos os detalhes: Funerária Santa Paz, dizia. Com duas pombinhas desenhadas, uma de cada lado. Escrita preta, num fundo azul clarinho. Daquele dia em diante era oficial; nossa casa passou a ser uma funerária.
Começamos e terminamos assim: mesclando a vida com a profissão.
Por isso falar sobre profissionalismo, qualidade, preço justo e bom atendimento não expressa
quem somos.
Não gerenciamos a Santa Paz, nós somos a Santa Paz.
Há mais de duas décadas, mantemos as portas abertas e respiramos essa empresa 24 hrs por dia, inclusive fins de semana e feriados, pois a morte, nossa verdadeira chefe, é dona do tempo e quando ela manda, nós trabalhamos.
Com o passar dos anos evoluímos em todas as áreas: renovamos nossos espaços, aumentamos e aperfeiçoamos nossa equipe e atendimento, aprimoramos nossos produtos e serviços e nos aprofundamos no conhecimento das técnicas para conservar, restaurar e higienizar corpos falecidos. Sempre com o intuito de servir, orientar e resolver todo tipo de situações que a maioria das pessoas não imagina e não gostaria de passar.
E aqui, chegamos num ponto crucial sobre quem somos: nosso trabalho transcende qualquer vontade. Nossa função é ordenar a súbita desordem que a morte provoca no âmbito familiar, social e íntimo. Uma experiencia ímpar, que não pode ser escolhida, mas que será, obrigatoriamente, vivida.
Assim como cada pessoa é insubstituível, o que fazemos, aqui na Santa Paz, é único e nos toca de alguma forma. Somos seres humanos participando e auxiliando o fechamento do ciclo de vidas humanas na terra. Dessa forma, nós – Empresa Funerária Santa Paz – não realizamos vendas de produtos ou funerais e nem mesmo prestamos serviços. Nenhum destes termos traduz com excelência o que fazemos e quem somos. Vai muito além, acredite.
Por ora, somos uma empresa-família, que dedica devoção e cuidado aos que se vão para que os que ficam possam compreender e suportar as despedidas. Cientes da responsabilidade desse chamado pois um dia seremos “clientes” também.
Na teoria é uma técnica de higienização e conservação temporária de pessoas falecidas. Elimina contaminações, preserva a aparência do ente falecido e permite maior tempo de velório sem preocupações com os fenômenos da decomposição.
O alto investimento na qualificação dos nossos profissionais e laboratório próprio nos coloca numa posição de destaque no assunto: a Funerária Santa Paz foi pioneira na região na implantação e divulgação da técnica de Tanaproxia.
Na prática a tanatopraxia é o último cuidado que podemos ter com aqueles que amamos, é uma demonstração de apreço e carinho por parte da família.
Prestar serviços funerários com qualidade e humanidade para amenizar a dor dos familiares e amigos e dignificar a memória de seus entes falecidos.
Nosso objetivo é ser referência em serviços funerários prestados com excelência de forma coerente, justa e carinhosa sempre.
Responsabilidade, valorização e respeito às pessoas e suas memórias.
Em 1994, na pequena Rio Branco do Sul, cidade da região metropolitana de Curitiba vislumbrou que a morte poderia ser um rentável nicho de mercado e montou uma pequena funerária. Foi assim, na pratica, que descobriu as dificuldades vividas por familiares na hora de sepultar seus mortos.
Apesar da grande vontade em prestar um bom serviço não possuía conhecimento suficiente para sanar todas as complicações que encontrava para arrumar corpos machucados em acidentes, deteriorados por doenças e até mesmo desfigurados pelos sinais da decomposição.
Inconformado com a escassez de materiais sobre o assunto, Marchioro, então um novato no setor, encomendou um livro, em inglês, que ele mesmo tratou de traduzir e transformar em uma apostila prática para uso próprio. Importou equipamentos e instrumentais de trabalho. Com o passar do tempo viu-se obrigado a fazer a manutenção dessas ferramentas que, além de caras e de difícil acesso aos empresários da área exigia produtos específicos para o fim. Perceber essa carência foi a grande sacada para incrementar e desenvolver sua carreira como especialista em Tanatopraxia; técnica de higienização, conservação, reparação e reconstrução facial de cadáveres.
Hoje, o fundador da Empresa Funerária Santa Paz, é um reconhecido e amplamente elogiado professor de Tanatopraxia no Brasil.
Com sua mentalidade curiosa e focada em superar os desafios que esse fascinante campo enfrenta, já conquistou marcas importantes na vida profissional: são mais de 4 mil alunos formados entre agentes funerários brasileiros, paraguaios e argentinos e também médicos legistas, fiscais sanitários municipais e estaduais.
Marchioro, que já foi por diversas vezes matéria de revistas e jornais da imprensa nacional, destaca-se por ser um apaixonado pela ciência da morte e sua capacidade de transformar um momento perturbador em uma despedida consoladora.